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Otimizar anúncios para vender mais em Marketplaces

Otimizar anúncios para vender mais em Marketplaces
Que tal Otimizar anúncios para vender mais em Marketplaces? É sobre isto que vamos conversar.Lembra-se do ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Para Tom Peters, “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.

Hoje vamos falar de algo muito importante: Anúncios que convertem! 

Para se entender a importância na qualidade dos anúncios publicados, basta compreendermos o tamanho da concorrência dentro dos Marketplaces! Com tantos canais e cada vez mais Sellers, é necessário publicar anúncios mais atrativos e assertivos e, para isto, vamos pontuar algumas práticas que podem lhe ajudar destacar seu produto e aumentar sua conversão, ou seja, otimizar anúncios para vender mais em Marketplaces. Bora lá?

Imagem do seu produto

Lembra-se do ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Para Tom Peters, “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.

Ah, perdão! Esqueci-me de dizer que Tom Peters é “apenas” um renomado guru de gestão de empresas, considerado o “guru dos gurus” pela revista Fortune e “superguru” pela The Economist.

No meio físico, é comum ver empresas investindo em vitrines temáticas, decorações e frases chamativas! No meio online não é diferente, sua vitrine tem que chamar a atenção, ou seja, a exposição do seu produto precisa ser bem elaborada!

E, para garantir que os seus produtos façam sucesso nos mais variados canais de vendas online em que você atua, devemos pensar em qual vitrine eles estarão expostos e como torná-los atrativos, afinal, é através dela que você tem o primeiro contato com o seu cliente, e todo o esforço deve ser dedicado para que consiga “fisgar” a atenção do comprador.

Invista, principalmente, em boas fotos! Mostre o produto em vários ângulos e em todas as suas variações. Assim o cliente virtual saberá o que realmente está comprando e, acredite, isto fará toda a diferença!

Enriqueça seu Anúncio

Vimos que o primeiro passo é conseguir trazer o comprador até a página do seu produto mas, agora, chegamos a um ponto decisivo: Ele vai adicionar ao carrinho e comprar? Ou vai sair e procurar outra opção?

Antes de continuar, quero relatar uma experiência pessoal. Certa vez, precisava adquirir um notebook e, por saber sua aplicação e marca de preferência, já tinha em mente as configurações mínimas necessárias, o que tornaria a busca bem mais fácil. Só que não! Depois de iniciar a pesquisa, percebi que não seria tão fácil e o motivo? Conteúdo pobre! Em vários anúncios que acessei, não consegui identificar a configuração, detalhes do hardware e outras informações!

E sabe qual foi o resultado disto? A falta de informação no anúncio me fez comprar o mesmo produto em outra loja! Ah, um detalhe importante, não foi em apenas uma loja ou anúncio que isto ocorreu, acredite, foram várias ocorrências!

Pensando nisto, elabore um título que seja claro e atrativo e parta do princípio de que quem está comprando, nem sempre conhece o seu produto! Neste caso, MAIS É MAIS! Publique produtos ricos em informações. Detalhe as especificações, aplicações, capacidade e tudo o que puder para que o comprador, seu cliente, não tenha dúvidas!

Seja competitivo

Busque sempre ofertar um preço atrativo que não fuja muito dos valores praticados pela concorrência. Lembre-se que o frete é parte decisiva na escolha do seu cliente e, para isto, busque meios de ofertar fretes com valores mais acessíveis ou, até, frete grátis.

Observe o mercado, o momento em que está e estude eventuais promoções e use em seu favor para precificação nos marketplaces. Use estes recursos através de períodos sazonais, datas comemorativas que movimento o comércio. Conte com recursos oferecidos pelos canais onde sua empresa atual como, por exemplo, Amazon e Shopee que costumam operar em campanhas próprias e as disponibilizam para seus Sellers.

Ofereça o Melhor Atendimento

Em qualquer negócio para o qual haja cliente, haverá atendimento, inclusive, nas vendas online! E isto ocorre de várias formas e em vários momentos.

Mas agora você pode me perguntar: Como vou atender um cliente virtual?

Comece oferecendo uma boa experiência de compra e parte dele você conhece, investindo em sua vitrine de produtos. Quando o comprador tem uma boa experiência de compra, é quase certo que ele voltará para realizar outras.

Daqui por diante, sua “responsabilidade” aumenta já que um compromisso foi firmado! E a maneira como você trata seu cliente desde o momento em que o pedido chega até seu sistema pode ser determinante para esta relação, afinal, após a compra, o cliente começa a desenvolver um sentimento de expectativa e ansiedade! E é aí que você pode “ganhar seu coração” ou colocar tudo a perder!

Por isto, capriche na continuidade do atendimento e busque cumprir os prazos pois seu cliente já está contando os dias para receber! Procure embalar os produtos com cuidado e, se possível, ofereça uma experiência única, agregando brindes, cupons, mimos, enfim, com detalhes que empolgam o cliente. Isto vai demonstrar o quando você se importa com que ele.

Gestão eficiente

E para que tudo isto seja possível, invista em processo e logística! Torne sua gestão mais eficiente. Tenha uma ferramenta que lhe permita centralizar toda a sua operação online e lhe permita gerenciar suas vendas, estoque, canais e anúncios e ainda lhe permita publicar seus produtos nos melhores Marketplaces e e-commerces disponíveis. Quanto mais canais, maior visibilidade do seu produto e melhores as chances de aumentar seu faturamento!

Siga estas dicas e invista em tecnologia e ferramentas que vão simplificar sua operação, gerar economia de tempo e maior desempenho de sua equipe.

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